História

A BARRICA é uma associação sem fins lucrativos, tem a sua sede no centro da cidade de Aveiro, na Praça Dr. Joaquim de Melo Freitas, junto aos Arcos, em edifício mandado construir pela CMA e do IEFP, com fundos comunitários.

A BARRICA surgiu em 1978, como Grupo de Artesãos da Região de Aveiro, com sede no Edifício da Comissão de Turismo de Aveiro. Em 30 de Julho de 1984 foi inscrita A Barrica - Cooperativa de Artesãos da Região de Aveiro CRL na Conservatória do Registo Comercial de Aveiro, cujos sócios fundadores representavam a totalidade dos artesãos da cidade de Aveiro. Desde 2002, tem a designação actual de Associação de Artesãos da Região de Aveiro - A Barrica.

A vocação d’A BARRICA é promover as artes e ofícios, contribuindo para a dignificação dos artesãos e das actividades artesanais; promover actividades que incentivem o conhecimento e a difusão do património artesanal; promover a formação profissional dos artesãos; comercializar os produtos artesanais, designadamente os que resultam do trabalho dos seus associados, através do posto permanente de exposição e venda, existente na sua sede.

A BARRICA estabelece relações de cooperação com outras entidades, públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, bem como tem um papel activo como sócia da Federação Portuguesa de Artes e Ofícios, cujo objectivo contribui para a defesa dos legítimos direitos e interesses das Associações que a constituem.

No posto permanente de exposição e venda d’A BARRICA podem ser encontrados trabalhos em Cerâmica, Concha, Madeira, Vidro, Ferro e Tapeçaria.

A BARRICA faz parte da Comissão Organizadora da FARAV – Feira de Artesanato da Região de Aveiro e tem como actividade regular a organização da Feira Mensal de Artes & Ofícios, que se realiza ao segundo domingo de cada mês na Praça Dr. Joaquim de Melo Freitas (junto aos Arcos), em Aveiro.